Wednesday, February 08, 2006

 

Grandes Clássicos ou Grandes Baldas?

O jogo de ontem foi absolutamente deprimente.

Acabaram por aparecer só 9 gajos, a conta-gotas (às 20 horas estavam lá cinco, se tanto), pelo que foi triste e mal jogado (alguns dos que apareceram estavam com mais vontade de falar ao telemóvel do que de jogar)

Acho que já não começamos um jogo à hora certa desde meados de 2005…

Comments:
É importante acrescentar que os ausentes não se preocuparam minimamente em efectuar o pagamento do mês. Ainda não pagámos este mês e só Deus sabe se iremos conseguir pagar na próxima semana. Isto assim não pode ser e vamos acabar por perder o direito ao campo, tal como já aconteceu na Junta.
 
Tiago, eu nem estava a focar o teu caso, até porque tiveste a consideração de ligar a explicar o sucedido. A tua substituição nunca seria equacionada, pois és um dos membros fundadores e basilares do grupo.

Naturalmente, imprevistos podem sempre suceder, porque todos trabalhamos (apesar de parecer haver quem pense que alguns de nós vivem para combinar jogos de futebol e cobrar os respectivos pagamentos...)e estamos expostos a isso.

O que eu acho preocupante é que haja cada vez mais atrasos, que tiram entusiasmo ao jogo. Por exemplo, e entre outros, o Mark, quando aparece, nunca chega antes das 20.10.

Ontem às 20h00 estávamos cinco gajos, o que é cada vez mais comum (depois disso, o Zé Pedro e o Galego ainda se puseram ao telefone, tornando um jogo já deplorável uma espécie de passeio intermitente, com uma bola pelo meio).

Situações dessas resumem o futebol semanal a menos de 45 minutos, o que é um desconsolo.

Repara que não é uma questão de cobrar(não sou cobrador, infelizmente ajudo o Carlitos na tarefa de recolher a guita porque senão se calhar já tínhamos perdido o campo há muito), mas convenhamos que tudo seria mais simples se, salvo circunstâncias excepcionais, todos os participantes tivessem a responsabilidade de cumprir 3 regras elementares:

1)avisar atempadamente quando não se pode comparecer (repito que aqui não estão em causa imponderáveis);

2) pensar que o campo tem que ser pago até ao dia 8 de cada mês e levar ou depositar a guita necessária (até porque eu ou o Carlitos temos SEMPRE o cuidado de avisar, como se estivessemos a tratar de pessoas tão atarefadas que não se podem recordar desse pormenor);

3)comparecer no recinto às 19.59, para podermos começar às 20 (será assim tão difícil a quem pode estar às 20.05 ou 20.10 ter a consideração de chegar uns minutos mais cedo?).
 
Atenção, porque imprevistos e impoderáveis podem sempre acontecer. Isso nunca será alvo de crítica. Neste caso, ninguém pode criticar o Tiago. Algo semelhante poderá acontecer a qualquer um de nós. O que eu mais critico é que passei dois dias a mandar mails para saber como seria do pagamento (transferência ou não) de alguns jogadores e nem me responderam. Não se pode esperar que um de nós adiante mais de 60 euros...
 
Bom, penso que já todos percebemos os vários pontos de vista, mas ninguém me tira da cabeça que há um bocado o espírito do "eles que tratem do campo, eles que esperem que eu chego quando me convier, os gajos têm mais tempo do que eu, etc, etc...", que me cheira sempre um bocado a egoísmo e desconsideração.

Mas pode ser só impressão minha.

Enfim, esperemos que na terça tudo volte ao normal e que se jogue um futebol decente, que é para isso que lá vamos.

Reitero apenas uma ideia: se todos cumprirmos a nossa pequena parte, ninguém tem que andar a ter trabalho relacionado com os pagamentos e com a gestão das presenças, para além de os jogos durarem efectivamente 60 minutos...
 
Estamos todos (bem) habituados a ter uns jogos semanais organizados e bastante satisfatórios, e a expectativa já é essa. Quando fica comprometida à última hora, é sempre frustrante. Mas todos trabalhamos (embora eu preferisse profissionalizar-me, se o petit pode eu tb) e...pronto, desta vez foi o tiago, noutras vezes já aconteceu com mais pessoas (incluindo eu próprio). É a vida, e está completamente fora de questão ponderar a substituição do tiago. Aliás, acho que nem tens de justificar mais nada, basta saber que houve um imponderável no trabalho. Paciência.

Quanto ao resto, também percebo bem e subscrevo (em causa alheia) o "protesto" do Carlos e do André. Não faz sentido termos de andar a perguntar às pessoas se vão ou não insistentemente, quando já discutimos isso e montámos mecanismos fáceis de fazer o planeamento; e faz ainda menos sentido que uma ou duas pessoas tenham de "pedir" insistentemente para que se pague o valor mensal do jogo...ainda por cima sem resultados!, o que é ainda mais chato.
 
Ok, estou elucidado sobre as opiniões e, como detesto ser contra-corrente, não me queixarei nem mais uma vez, acreditem.

Deixo, para finalizar, apenas uns comentários:

1. Obviamente, nunca foi minha intenção excluir ninguém do lote dos fixos, apenas tentar que os jogos corressem melhor do que ultimamente, em que não só temos tido dificuldades em pagar o campo (sem isso não há jogo, sabiam?) como em jogar um mínimo de tempo razoável(é para isso que vamos à Venda Nova, não é?).

2. Mark, recordo que não foi "alguém que se lembrou de mudar o jogo das 9 para as 8" (não foi um dos "cinzentões engravatados", garanto). É que em Benfica perdemos o campo das 9 às 10 exactamente porque não pagámos atempadamente e foi por isso o horário acabou por se consolidar o actual modelo. Enfim, cinzentices e das mais bacocas...tirarem-nos o campo só porque não pagámos!

3. Para afastar definitivamente os tiques de "cinzentismo bacoco" e para que o jogo recupere o seu "espírito original", deixarei então de me preocupar com a gestão das presenças, avisos de pagamento e outras coisas que tais que condicionam o divertimento da malta. É que eu odeio ser desmancha-prazeres...

Bom, até terça, às horas a que cada um puder aparecer. Eu estarei lá às 20, salvo algum IMPONDERÁVEL.

P.S Uma derradeira "cinzentice bacoca": tenho a maioria do dinheiro relativo a este mês (só falta o do Jimmy)e entrego-o nesse dia na Secretaria.
 
Por mim, a questão está encerrada. Todos amigos como sempre, com vontade de jogar futebol e de nos divertirmos um bocado.

Mas renuncio aos meus cargos na SAD e agora ficarei só como jogador, enquanto o Mister Macuca me for convocando (enfim, deixo o traje "cinzento" e adopto o fato de treino, que sempre é menos bacoco e mais desportivo).
 
Eu renuncio igualmente aos cargos na SAD. Lá estarei para jogar e nos dias de pagamento levarei os meus 16 ou 20 euros.
 
Eh pá, a sad precisa de tudo menos de abandonos, sobretudo de quem tem um papel organizativo notável.

Faço daqui um apelo o menos cinzento e o menos bacoco possível (e um apelo meu pode ser considerado uma vaga de fundo, dado que tb já ando nesta vida há uns anos) para que ninguém abdique de cargo nenhum. Isto já não é fácil como está, como se tem visto semana após semana!
 
Retiro um excerto do que referi há pouco: "se todos cumprirmos a nossa pequena parte, ninguém tem que andar a ter trabalho relacionado com os pagamentos e com a gestão das presenças, para além de os jogos durarem efectivamente 60 minutos...".

Aliás, se houvesse o mínimo de organização só seria preciso avisarmos quando não podíamos ir (caso contrário, pressupunha-se a comparência).

Isto tudo para dizer que não é preciso organizadores e que eu não vou assumir mais esse papel (porventura,estará na altura de tocar a outros), pois todos temos e-mail e telemóvel, sabemos que à terça há jogos e que na primeira semana de cada mês tem que ser pago o campo.

Eu comprometo-me a estar lá na maioria das terças, munido da guita quando for o caso. Quando poucos estiverem em condições de fazer uma coisa tão simples como isto, é sinal de que afinal não haverá assim tanto interesse em manter os jogos de bola.

P.S. 1. Tibas, não tens que te censurar. Despoletaste, involuntariamente, uma questão que se calhar há muito já devia ter sido debatida (já nem no Benfica há cobradores de quotas, como é que se justifica que dois papalvos andem na Venda Nova a pedir a galifões de 30 e tal anos que se dignem a entregar 16 ou 20 euricos?).

P.S 2. Espero que a nascitura Maria do Carmo também chegue a assistir a algumas jogatanas nos Clássicos.
 
Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?